Livro Genealógico   Acções

A ANCORME é uma associação sem fins lucrativos, que recebe ajudas do Estado Português para gerir o Livro Genealógico/Registo Zootécnico, de modo a cumprir o Programa de Conservação e Melhoramento Genético Animal.

Registo de Animais no Livro Nascimentos

Pelo facto de existir uma grande de dispersão de partos ao longo de todo o ano, a inscrição de animais no Livro de Nascimentos também se realiza em todo este período.

Os nascimentos dos borregos são registados pelos próprios criadores na caderneta, onde consta os dados do número da coleira do animal, data de nascimento, identificação da mãe, tipo de parto (simples ou duplo) e peso ao nascimento. Estes dados são confirmados pelo Secretário Técnico aquando da visita mensal efectuada a todas as explorações, e após validação dos dados fornecidos o animal é inscrito no Livro de Nascimentos do programa informático.

Evolução dos Registos de Livro de Nascimentos da Raça Merina Branca.

Evolução dos Registos de Livro de Nascimentos da Raça Merina Branca.

Evolução dos Registos de Livro de Nascimentos da Raça Merina Preta.

Evolução dos Registos de Livro de Nascimentos da Raça Merina Preta.

Registo de Animais no Livro de Adultos

A apreciação das características étnicas, morfológicas e avaliação dos crescimentos para a possível admissão no registo de animais adultos são executadas pelo Secretário Técnico, nas explorações dos criadores.

Para esses animais serem aprovados e admitidos no Livro de Adultos têm que respeitar o padrão da raça e posteriormente são identificados com o brinco da casa e brinco sanitário.


Actualmente, devido à obrigatoriedade da utilização de identificação electrónica para os animais inscritos no Livro Genealógico/Registo Zootécnico de raças autóctones de ovinos, está a implementar-se este sistema electrónico em todos os efectivos. Este tipo de identificação baseia-se na aplicação de um dispositivo electrónico e tem como objectivo primordial identificar cada um dos animais com um único código, permitindo assim automatizar as principais tarefas dos agentes de campo.

Evolução dos Registos do Livro de Adultos da Raça Merina Branca e Merina Preta

Evolução dos Registos do Livro de Adultos da Raça Merina Branca e Merina Preta

Controlos de Performances nas Explorações

A ANCORME executa controlos de performances, que consistem, em média, em duas pesagens dos borregos: uma pesagem geralmente ao primeiro mês de vida e uma segunda, próxima da altura do desmame (90 dias).

Os controlos de performances têm como finalidade, acompanhar o crescimento dos borregos e seleccionar os futuros reprodutores, assim como identificar progenitoras com melhor aptidão maternal (avaliado através do crescimento do borrego até aos 50 dias e até ao desmame).


Testes de Paternidade (ADN)

Estas acções consistem na recolha de material genético (sangue) em ovinos da Raça Merina Branca e Preta, com o intuito de determinar mães e pais no registo de parto e confirmar identidades de reprodutores ou futuros reprodutores. O material recolhido segue posteriormente para laboratório competente.